Quando a dor de cabeça é por causa dos dentes

Atualizado: 23 de mai.

A dor de cabeça pode ter muita relação com os dentes ou ATM ( articulação têmporo mandibular )e, por esse motivo, o odontologista deve estar atento a esses sintomas.

No texto de hoje, você vai entender melhor quando a dor de cabeça é causada por problemas nos dentes. Confira:

Relação entre a dor de cabeça e os dentes: A relação entre os dentes e a dor de cabeça é muito fácil de ser entendida. Toda a estrutura muscular, de nervos e de articulações na face é a mesma, o que permite que qualquer situação que influencie em maior tensão nos músculos ou na estrutura óssea , pode ser sentida em várias regiões do rosto.

Por esse motivo, dores de dentes, especialmente quando não sao tratadas, podem ter sintomas transferidos para outras regiões na face.

Problemas odontológicos que podem influenciar na dor de cabeça:

Vários são os problemas odontológicos que podem se transformar em dores de cabeça. Vamos citar alguns deles:

Bruxismo ( ranger os dentes )

O problema odontológico mais comum é o bruxismo, já que o esforço feito pelo ranger dos dentes durante o período do sono pode tensionar a musculatura da face, aumentando o desconforto e as dores no dia seguinte.

Esse esforço causa uma fadiga muscular com chances de se desenvolver em uma inflamação que pode sentida em todo o rosto e, por isso, confundida com dores de cabeça. Nesses casos é possível ainda encontrar edemas gengivais, que facilitam seu diagnóstico.

Problemas na estrutura dentária

Dentes mal posicionados na arcada ou com algum problema de estrutura também podem ser responsáveis por sintomas de dores de cabeça. Isso acontece porque qualquer problema de posicionamento do dente reflete em dificuldades de mastigação e até de fala, aumentando o trabalho muscular e, consequentemente, podendo levar essas estruturas à fadiga.

Como discutimos acima, a fadiga é um estado de inflamação muscular que causa dores, podendo atingir a musculatura da cabeça.

Infecções dentárias

Cáries, periodontites, gengivites e quaisquer outros quadros clínicos odontológicos também podem ter como sintoma a dor de cabeça. Isto acontece porque esses processos inflamatórios, se não tratados corretamente, podem atingir o nervo trigêmeo, que fica localizado próximo à estrutura dentária.

O papel do odontologista nesse tratamento

Depois de verificar que as dores de cabeça têm intensa relação com a qualidade dos dentes, é fácil entender o papel do odontologista no tratamento de alguns tipos de dor de cabeça.

Tratando os problemas

O tratamento da dor de cabeça depende intimamente do problema que está causando o sintoma. No caso do bruxismo e do apertamento dentário o maior causador dessas situações é o estresse, que leva o indivíduo a pressionar a musculatura da face. Nesse caso, o tratamento deve ser acompanhado com psicólogo ou psiquiatra, cabendo ao dentista indicar placas de proteção ou aparelhos dentários para que as lesões nos dentes e na musculatura sejam reduzidos.

O fumo, o uso de drogas e o consumo exagerado de álcool ou café também podem causar esses sintomas.

Para os problemas de estrutura dentária e infecção nos dentes, o tratamento pode ser 100% realizado pelo dentista já que basta identificar o que está causando as dores para que as atitudes clínicas corretas sejam realizadas. Durante o tratamento de alguma infecção, ou do posicionamento correto de alguma estrutura dentária, o profissional pode medicar a dor de cabeça com analgésicos para oferecer mais conforto ao paciente.