Quais os sintomas e tratamentos da DTM?

As disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas.

É difícil saber com certeza se você tem DTM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas.

Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de sua história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas ou mesmo tomografias ou outros exames mais complexos.

Alguns dos sintomas mais comuns de D-ATM são:

- Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, zumbidos, dor e pressão atrás dos olhos;

- Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;

- Dor e cansaço ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;

- Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;

- Flacidez dos músculos da mandíbula;

- Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Como tratar DTM

Embora não exista uma cura, mas um alívio para a DTM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:

- Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, analgésicos e

anti-inflamatórios.

- Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de aparelhos que visam melhorar sua oclusão dentária ou algumas vezes indicar uma placa de mordida, que visa diminuir a contração da musculatura da região da ATM.

Este aparelho, a placa de mordida, é feito sob medida para sua boca.

É feita para os dentes superiores e visa impedir que, ao morder, os dentes inferiores apertem diretamente contra os dentes superiores;

- Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula.

Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse, com psicólogos ou psiquiatras.

- Quando partes da ATM foram afetadas , com desgastes no ossos e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação pode ser recomendada.