Por que a Sinusite pode causar dor de dente?

Se você já sentiu qualquer tipo de dor de dente, sabe o quanto ela pode ser desagradável. Há vários motivos para alguém sentir dor de dente. Alguns dos problemas mais comuns incluem cárie, dente trincado ou sensibilidade a alimentos frios ou quentes. Uma causa menos conhecida de dor de dente é a sinusite. Se você sente dor de dente causada por sinusite, deve ficar ciente das informações a seguir.

Sinusite

A inflamação dos seios paranasais, mais conhecida como sinusite, ocorre quando as cavidades nasais ficam inchadas e inflamadas, de acordo com a Mayo Clinic. Os seios da face não conseguem drenar o muco, podendo ocorrer acúmulo. Muitas vezes é causada pelo resfriado comum, mas também pode resultar de alergias. Uma vez que os seios paranasais estão bloqueados, o ambiente úmido criado pelo excesso de muco torna-se um terreno fértil para infecções. Outro sintoma que pode afetar sua saúde bucal é o mau hálito decorrente do gotejamento pós-nasal, de acordo com o American College of Allergy, Asthma and Immunology.

Dor de dente

Em muitos casos, a causa da dor de dente é evidente (basta esse dente entrar em contato com água fria para ter certeza). Mas a sinusite pode ser a culpada por causa de um fator específico: a localização. As raízes dos molares superiores estão bem próximas das cavidades sinusais. Assim, quando os seios da face ficam inflamados e inchados, costuma-se acreditar erroneamente que a dor resultante teve origem nos dentes. Se você acredita que está com sinusite, marque uma consulta com seu médico. Analgésicos de venda livre podem aliviar um pouco a dor, mas um médico será capaz de determinar o tratamento adequado.

Alívio da dor de dente

Antes de tomar qualquer medicamento, consulte seu médico, que pode prescrever analgésicos e antibióticos para aliviar a dor. Além disso, você pode usar uma compressa morna no rosto várias vezes ao dia. Aumente a ingestão de líquidos com o objetivo de afinar o muco. Inspire o vapor de um chuveiro quente várias vezes ao dia e use um umidificador no seu quarto ao dormir. O alívio da dor de dente ocorrerá com o tratamento da sinusite.

Embora a dor de dente por sinusite seja uma causa específica de distúrbio dentário, faça o seu melhor para evitar todos os tipos de dor de dente. Comece com check-ups regulares pelo dentista. Ele poderá diagnosticar possíveis problemas, como cárie ou doença gengival, que podem resultar em dor de dente. Seu dentista e higienista também podem ajudá-lo a desenvolver um bom plano de cuidados bucais, que inclui escovação duas vezes ao dia e uso diário do fio dental. Use um creme dental adequado para limpeza profunda. Um bom creme dental ajuda a combater a cárie, prevenir o tártaro e acabar com o mau hálito.

Fonte: https://www.colgate.com.br/oral-health/life-stages/adult-oral-care/why-sinus-infection-tooth-pain-occurs-1215