Buscar
  • clinicaalencar

O que é mordida cruzada?

Atualizado: 23 de mai.

Normalmente, os dentes da arcada superior cobrem todos os dentes inferiores. Para exemplificar melhor, é só imaginar que estamos falando de uma tampa (a arcada superior) sobre uma caixa (que é a arcada inferior, no caso).


Quando há a ocorrência de mordida cruzada, seja por uma alteração no posicionamento dos dentes ou da estrutura óssea, as arcadas se desalinham e parte dos dentes inferiores se posiciona para fora do arco superior, prejudicando a mordida, como um todo, como veremos.


O que causa a mordida cruzada?

Geralmente, a mordida cruzada ocorre em algumas situações, como:

⦁ Mal posicionamento dos dentes;

⦁ Influenciada por fatores genéticos;

⦁ Dentes extra-numerários;

⦁ Falta de espaço na arcada;

⦁ Fatores externos, como o hábito de chupar o dedo ou chupeta durante a infância ou mesmo o uso prolongado de mamadeiras. Hábito de dormir de bruço, ou de um só lado também pode cruzar a mordida.


Nesses casos, os dentes crescem tortos e podem ter um papel significativo no desalinhamento das arcadas.


Outra causa que costuma desencadear na mordida cruzada, no entanto, é um subdesenvolvimento da maxila, que é o osso que sustenta os dentes da arcada superior. Quando isso acontece, os dentes até estão na posição correta, em relação à arcada, mas como o osso é menor, ele não consegue cobrir os dentes inferiores.


O mesmo quadro de mordida cruzada pode ocorrer quando existe um superdesenvolvimento da mandíbula |( o osso que sustenta os dentes da arcada inferior) e ela se torna maior do que realmente deveria.


Há, ainda, uma terceira possibilidade: ocorre frequentemente quando a mordida cruzada está sendo causada por uma série de alterações musculares ou funcionais, entre as quais podemos citar a adaptação do organismo a alguns tipos de interferências dentárias.


Como é feito o tratamento da mordida cruzada?

O ideal é que o tratamento seja feito o mais cedo possível — e, como já havíamos adiantado: ainda durante a primeira infância.

A explicação para isso é simples: com os ossos ainda em desenvolvimentos, fica muito mais fácil corrigir a mordida, estimulando o crescimento da maxila ou impedindo o grande desenvolvimento da mandíbula. Geralmente, depois de estudos das arcadas, fazemos isso com aparelhos ortopédicos funcionais, AOF.


Caso a diferença seja muito grande, no entanto, pode ser necessária a realização de uma cirurgia ortodôntica, na idade de 18 anos.

Viu como é importante tratar a mordida cruzada o quanto antes?


Caso o processo não possa ser realizado durante a infância, os casos de mordida cruzada em adultos devem ser tratados com bastante cuidado. Fica, aqui, portanto, algumas dicas para realizar o tratamento de mordida cruzada em adultos e crianças.


Como consequência da mordida cruzada pode aparecer o bruxismo, apertamento dentário e retrações dentárias.

precisa ver se essas condições não estão em um estado evolutivo grave, uma vez que elas são problemas sérios e que podem ocasionar na perda de dentes.

Não espere muito tempo para realizar o tratamento contra a mordida cruzada, já que os seus efeitos colaterais podem prejudicar tanto a sua saúde bucal quanto os seus valores pessoais, como a autoestima e a própria funcionalidade da pessoa.






0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo