Buscar
  • clinicaalencar

Nutrição


O que é uma nutrição adequada?


Nutrição adequada é a ingestão de uma dieta equilibrada para que seu corpo possa assimilar os nutrientes necessários para uma boa saúde. A cada dia, o corpo humano se renova, isto é, renova seus músculos, sua matéria óssea, sua pele e seu sangue. As substâncias que você ingere são a base para a formação destes novos tecidos. Se sua dieta contiver poucos nutrientes essenciais ao corpo, sua boca estará mais vulnerável a infecções. Quando uma criança não se alimenta corretamente, seus dentes podem não se desenvolver de maneira adequada. Para ter dentes fortes e resistentes à formação de cárie, a criança precisa de uma dieta rica em cálcio, fósforo e flúor.


Quais são os diferentes tipos de nutrientes?


Uma boa alimentação deve conter os seguintes nutrientes:


Carboidratos;

Ácidos graxos essenciais (contidos em produtos gordurosos);

Aminoácidos (encontrados nas proteínas);

Quinze vitaminas;

Cerca de vinte e cinco minerais;

Água

Como o nosso corpo não pode fabricar todos nutrientes de que precisamos, principalmente certas vitaminas, precisamos obtê-los dos alimentos e suplementos alimentares que ingerimos. O Ministério da Agricultura Americana recomenda à população em geral a ingerir diariamente:


6 a 11 porções de pão e cereais;

3 a 5 porções de verduras;

2 a 4 porções de frutas;

2 a 3 porções de produtos derivados do leite;

2 a 3 porções de carne, aves, peixe, ovos, feijão ou nozes

Por que é importante ter uma alimentação correta?


Uma alimentação incorreta pode causar cárie. Os alimentos que têm elevado teor de carboidratos, açúcares e amidos contribuem muito para a produção dos ácidos que formam a placa bacteriana que ataca o esmalte dos dentes. Com o passar do tempo, esses ácidos destroem o esmalte, formando a cárie.


Caso tenha que ingerir produtos com muito açúcar ou amido, consuma-os durante as refeições e não entre refeições. Evite alimentos que grudem nos dentes, pois eles podem aumentar a formação da placa bacteriana. A maior parte dos alimentos já tem ingredientes que produzem ácidos. Por isso, quanto menos você expuser seus dentes a esses ingredientes menor força terão os ácidos da placa bacteriana de atacarem o esmalte. Um aspecto positivo é o fato da produção de saliva aumentar durante as refeições, removendo os detritos alimentares da boca.


NUTRIÇÃO E SAÚDE BUCAL

Visão geral


Nutrição adequada significa consumir uma dieta balanceada, de forma que o corpo possa conseguir os nutrientes necessários para boa saúde e bem estar. Se sua dieta é baixa nos nutrientes necessários ao corpo, sua boca poderá ter maior dificuldade ao resistir a infecções.


Por que a NUTRIÇÃO afeta a saúde bucal?


Uma dieta ruim pode levar a doença periodontal e cárie dentária. Alimentos com alto teor de carboidratos, açúcares e amido contribuem grandemente com a produção de ácidos nas placas que atacam o esmalte do dente. Eventualmente, esses ácidos fazem com que o esmalte do dente seja removido, formando a cárie.


Alimentos que contém açúcares de qualquer tipo podem contribuir com cárie nos dentes. Quase todos os alimentos, incluindo leite e vegetais, contém determinado tipo de açúcar; entretanto, esses alimentos são uma parte necessária de uma dieta saudável, devido a muitos deles também contribuírem com nutrientes importantes. Para ajudar a controlar a quantidade de açúcar consumido, leia o rótulo dos alimentos e escolha alimentos e bebidas que contenham baixo teor de açúcares.


Dicas para uma dieta saudável

Alimentos com alto teor de açúcar são uma causa especialmente comum de cárie dentária. Tornar estes alimentos um deleite em vez de serem a parte principal irá ajudar a proteger os dentes.


Manter uma dieta balanceada, consumir comidas variadas dos cinco maiores grupos alimentares.


Ao escolher um lanche, opte por alimentos nutritivos como queijo, vegetais crus, iogurtes naturais ou pedaços de frutas.


Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.


Fonte: https://www.colgate.com.br/

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo