Buscar
  • clinicaalencar

Má Oclusão associada à má postura e problemas do equilíbrio

Atualizado: 23 de mai.

Nestes últimos anos, tem havido um aumento no interesse da correção da oclusão para evitar diastemas, apinhamento dentário e para a prevenção de dores na ATM. Dois estudos realizados por pesquisadores Espanhóis e Austríacos, forneceram dados que mostram a relação entre oclusão e problemas de postura e equilíbrio.maloclusion


Os estudos fornecem dados conclusivos que mostram que o controle postural é melhor , tanto em estática e dinâmica de equilíbrio , quando as má-oclusões são corrigidas posicionando a mandíbula em uma posição correta em relação à maxila.


O estudo levou em conta o tipo de oclusão dentária e se tinha havido tratamento ortodôntico anterior. Os resultados mostraram que as alterações no alinhamento dos dentes estavam relacionados com o melhor controle de equilíbrio estático .


“Quando há uma má-oclusão, esta é classificada de acordo com critérios estabelecidos cientificamente. O que é relevante no estudo é que as má-oclusões também têm sido associados com diferentes alterações motoras e fisiológicas “


Em atletas, esta relação pode desempenhar um papel crucial na performance, bem como na prevenção de lesões como entorses, distensões e fraturas causadas pela instabilidade inesperada à medida que aumenta a fadiga e diminui a capacidade de controlo motor. “Portanto, seria útil, tanto para a população em geral e atletas considerar corrigir oclusões dentárias para melhorar o controle postural e, assim, evitar possíveis quedas e instabilidade devido à falta de resposta do sistema motor”.


O controle postural é o resultado de um sistema complexo que inclui diferentes elementos sensoriais e motores decorrentes da informação visual, somatossensorial e vestibular”, .


Existe interesse científico na relação entre o sistema estomatognático (conjunto de órgãos e tecidos que nos permitem comer, falar, mastigar, engolir e sorrir), e control postural.

A ligação pode ter uma explicação neurofisiológica. Há uma influência recíproca entre o nervo trigeminal e o núcleo vestibular, que são responsáveis pela função mastigatória e controle do equilíbrio, respectivamente, bem como entre os músculos da mastigação e do pescoço. Esta influência poderia explicar por que as má-oclusões dentárias afetam negativamente o controle postural.

A ATM e suas disfunções (Articulação têmporo mandibular) também apresenta muita importância quanto ao eqilíbrio e postura corporal.










0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo