Existe relação entre zumbido e a ATM ?

Zumbido e ATM sempre foram assuntos controversos, alías, ainda é. Mas, por quê?

Primeiro que ambos não são ainda totalmente compreendidos pela ciência. Claro que já sabemos bastante coisa, mas o que não sabemos parece ter ainda mais significância. A relação entre o ouvido e a ATM tem sido debatida desde o tempo de Costen, um médico otorrinolaringologista que tornou o tema conhecido quando publicou um trabalho em 1932 relacionando dentes, ATM e ouvido. Entretanto os avanços científicos na área ainda não conseguem definir exatamente qual a relação entre esses problemas.

Segundo um estudo recente, a incidência de sintomas ligados ao ouvido em pacientes com problemas na ATM é maior que os que não possuem. Os autores constataram que 60% dos pacientes com sintomas na ATM também relataram zumbido e 90% sensação de ouvido tapado, enquanto apenas 25% dos que não tinham problemas na ATM, relataram zumbido.

Uma das possíveis explicações estaria no fato de haver uma relação neurológica entre alguns músculos mastigatórios e alguns dos músculos que controlam a ATM e via aérea da audição. Entretanto, a dinâmica dessa relação ainda não está totalmente esclarecida.

O zumbido pode ter como causa uma grande variedade de fenômenos tais como doenças sistêmicas, doença no próprio aparelho auditivo, reação a medicamentos, deficiência de determinados minerais, trauma acústico . Suspeita-se atualmente, de um provável distúrbio de interpretação pelo próprio sistema nervoso, dos impulsos auditivos.

Deve ser necessário uma avaliação bem detalhada feita por um otorrinolaringologista ou um otoneurologista.

Então não se precipite. A DTM pode ser apenas uma dentre várias possíbilidades, e é importante começar sua investigação com um otorrino/otoneuro e, aí sim, procurar um profissional que possa verificar também sua ATM.