22% das pessoas no mundo sofrem com Dor Orofacial e DTM

Atualizado: 26 de mai.

Segundo um estudo feito recentemente nos Estados Unidos, cerca de 22% da população sofre com Dores Orofaciais. Mas o que exatamente são essas dores? Bem, são sintomas desagradáveis que atingem a cabeça, face, pescoço e as articulações da cabeça. Apesar de não ter cura, esse problema tem controle e se você sofre com isso, vai querer saber como isso funciona.

Classificada como uma das articulações mais complexas do corpo humano, as ATMs (articulações temporomandibulares) ficam localizadas atrás das bochechas, perto do ouvido, e são responsáveis pelos movimentos de abrir e fechar da boca, fala e mastigação. Quando elas apresentam alguma falha, principalmente por estafa, podem causar essas tais dores.

Os sintomas se apresentam como limitações para abrir e fechar a boca, dor ao mastigar ou falar muito, dores de cabeça, na face, no pescoço, click ao movimentar a boca e até dores de ouvido,

Difícil diagnóstico

Como esses sintomas citados acima são muito gerais é muito comum confundir a DTM (disfunções temporomandibulares) com outros problemas. “E é justamente por isso que na maioria das vezes uma pessoa com DTM já passou pela avaliação de diversos profissionais antes de chegar ao consultório odontológico, sem ter tido melhoras significativas ou um diagnóstico correto”,

A princípio algumas dores podem se misturar e confundir mesmo, pois nem todas as cefaleias são causadas pelas DTM, por exemplo. Mas o cirurgião-dentista especializado no assunto saberá identificar e, se for necessário, encaminhar o paciente para outro profissional.